sábado, 7 de julho de 2012

Enfim, o adeus...


Caro leitor,

Aqui chove, chove, chove. E os especialistas na arte de prever o tempo dizem que vai chover ainda mais no Reino Unido nos próximos dias e no mês de agosto inteiro. Há regiões em estado de alerta máximo.

Ontem tivemos a festa de encerramento do ano na Faculdade de Educação. É engraçado, mas encerram o ano letivo aqui no final de junho. Agora são as longas férias de verão - ou do que se pensava que poderia ser o tão esperado verão, que parece que não chegará.

Almocei com minha "host" aqui, a professora Maria Nikolajeva, no restaurante do Homerton College, antes da festa. Tivemos uma agradável conversa.

Às três e meia da tarde começou a festança, com discurso meio nervoso do diretor da Faculdade de Educação, Peter Gronn.

Na foto abaixo apareço com Laura, uma Visiting Scholar espanhola, de Madrid, que chegou aqui em fevereiro e que ficará na Inglaterra, e que se tornou uma amiga. Em outra foto aparecemos eu, Laura e Carmen, uma pesquisadora brasileira, do Rio de Janeiro, que chegou há pouco.

A festa foi divertida. À noite, quando abri um dos meus e-mails, havia uma mensagem da Capes, avisando-me que meu estágio sanduíche chegava ao fim e reforçando o prazo de 60 dias para a prestação de contas. Ao final, me diziam que esperavam que eu retribuísse ao País os investimentos que o governo fez em mim. E eu me pergunto: onde vou encontrar trabalho?

Li esta semana que faltam doutores para as universidades federais porque os salários são baixos. Ao mesmo tempo, as exigências são altas. Afinal, saberão essas pessoas o que é educação? Falta doutor mas, quando buscamos trabalho, as dificuldades são muitas. O que se entende, então, por educação nesse País chamado Brasil?
___________________________

A experiência como pesquisadora-estudante no exterior foi riquíssima. De uma riqueza ímpar. Incomparável. Mergulhar em uma outra cultura é um mergulhar profundo também em si mesmo. Já não sou mais a mesma. Nunca somos. Nós mudamos. O rio também muda. Tudo muda. E, talvez, por já não ser a mesma, creio que me sinto cada vez mais perto daquilo que sempre fui.

Se eu quero contribuir para o futuro do País? Claro. Faço isso desde que me entendo por gente. Mas estará esse País interessado mesmo em mim? Em nós? Eu tenho lá minhas dúvidas.

Termino aqui este blog. Valeu a pena a nova experiência de escrever. E agradeço ao meu orientador, Pedro da Cunha Pinto Neto, porque se não fosse ele ter acreditado na minha pesquisa desde o começo, eu não estaria aqui. E foi ele quem me sugeriu criar o blog. Pena que demorei meses para fazê-lo. Acho que era muita informação para minha cabeça digerir.

Estar aqui dá um certo frio na barriga, mas é uma das experiências mais bonitas que eu poderia ter vivido em toda a vida.
___________________________
Enfim, Brasil, espero encontrar trabalho depois que eu terminar meu doutorado, nos próximos meses. Não só eu. Que outros colegas também encontrem. Afinal, que doutores mesmo vocês querem ter?

P.S. Obrigada aos colegas e amigos que leram este blog.

Até!
Rosane.
Cambridge, 7 de julho de 2012.













Nenhum comentário:

Postar um comentário