quinta-feira, 17 de maio de 2012

Feito sob encomenda


Caro leitor,

É incrível como os países ricos continuam a explorar a mão-de-obra barata. Sugam os países pobres, com a anuência dos governantes corruptos e, ao mesmo tempo, os ignoram e os tratam com indiferença, como cidadãos de classe inferior.

Aqui nas lojas inglesas, como no Brasil, boa parte dos produtos é produzida na China. Lembro-me de que, no verão, vi um grupo de jovens chineses experimentando sapatos.

Pensei: será que eles sabem que esses sapatos foram fabricados nos seus próprios países? Olharam a etiqueta? Ou voltarão para lá com a sensação de que compraram sapatos ingleses?

No horário de almoço, fui ao Centro da cidade e comecei a olhar as etiquetas de lojas famosas aqui, lojas caras e de grife. A Clarks, que é bem conhecida na Inglaterra, e uma marca mais cara, vende sapatos produzidos no Vietnã e na África do Sul. E parece que o material usado tem perdido a qualidade mais e mais, especialmente dos tênis, na minha opinião.

Na GAP, marca americana que vende bem aqui, as roupas para crianças são produzidas no Camboja, na China e por aí vai. É a eterna exploração de mão-de-obra barata, inclusive de crianças.

_______________________________

Aqui estão mais fotos de Cambridge. Do músico na rua. Do vendedor de cachorro-quente. Do policial. Das pessoas que vivem aqui, em um dia que, por alguma razão que desconheço, havia muito poucos turistas pelas ruas.

Até!
Rosane.
Cambridge, 17 de maio de 2012.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário