quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Brasileira, voce???



Leitor,


Este e um texto meio indignado. As palavras nao tem acento, porque estou usando o computador da minha sala na Faculdade de Educacao em Cambridge e ele nao fala Portugues.


Tenho levado advertencias aqui simplesmente porque de vez em quando tento opinar sobre alguma coisa, durante os encontros do nosso grupo de pesquisa.


A mensagem aqui em Cambridge aos estudantes que vem do exterior e sempre muito clara: apenas ouca, nao fale!


Acho que os Visting Scholars so sao importantes para eles porque pagam para estar aqui. E uma renda a mais para a Faculdade e para a rainha. A cada dia fica mais claro para mim porque ha tantos movimentos pipocando nas ruas de Londres, porque os estudantes estao tao insatisfeitos. Se eles fecham as portas para os proprios ingleses, imagina para os estrangeiros.


Os Visiting Scholars vem para ca e passam a viver como se fossem estatuas, apenas com um sorriso estampado no rosto. Morrem de medo de abrir a boca e ser advertidos por um desses deuses poderosos da pesquisa, esses renomados e renomadas.


Mas quero reforcar que sempre ha uma ou outra excecao. Acho que aqui na Faculdade de Cambridge, a pessoa mais amavel que encontrei foi a estatua que fica no jardim. Ate agora, foi a unica que nao me disse para eu ficar calada... Isso porque ela, coitada, ja virou pedra!!!


Enfim, o cerceamento da liberdade se da em todos os lugares do mundo. No Brasil, nos Estados Unidos, na Europa. Cambridge e so mais um lugar muito pequenino, mas que por alguma deturpacao na visao desses geniais pesquisadores europeus, eles a veem imensa...


Uma hora, quem sabe, a visao volte ao normal.


Ate!

Rosane

Cambridge, 9 de fevereiro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário