quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quem te viu, quem te vê...


Caro leitor,

Estava pensando em parar com este blog. É minha primeira experiência, tenho gostado muito, mas me toma tempo. Também pensei em parar de escrever porque sei que as pessoas têm a vida corrida e acabam sem tempo para ler outras pessoas. Mas acho que esse é um exercício bom para extravasar as idéias que ficam encalacradas. É quase um monólogo.

Também é uma forma de praticar a língua - o Português. Desde que cheguei à Inglaterra, tenho tido contato com dezenas de línguas, tantas, mas tantas, que não consigo identificar a maioria delas. O lado bom, mas que também é um pouco cansativo, é que tenho que usar três línguas diferentes para me comunicar a maior parte do tempo: o Inglês, o Português (para me comunicar com pessoas no Brasil) e o Espanhol.

É uma experiência riquíssima, mas o cérebro não é uma máquina, ele é humano, e há momentos em que é complicado, porque as palavras somem. Por exemplo, se estou falando Inglês e em seguida preciso conversar em Espanhol, pode acontecer de falar uma mistura de Inglês com Espanhol, porque o cérebro parece bloquear. O interessante é que logo depois tudo volta ao normal e as palavras começam a reaparecer.

Já conheci várias pessoas que insistem que falam bem uma língua estrangeira. Quando eu trabalhava na redação de jornal, em Goiânia, me lembro que era comum ouvir gente se gabar de que falava bem o Espanhol. Entretanto, quando tinham que entrevistar alguém ou fazer alguma ligação em Espanhol, sempre chamavam a mim, numa redação que tinha mais de cem jornalistas. Aliás, vários deles mal falava o Português... Mas tinha gente lá que falava javanês!!!

(Uma hora falo mais sobre o javanês. É uma broma)

Tenho a mais absoluta certeza de que as pessoas que se gabam de falar bem outras línguas, estão mentindo. Elas podem se virar, podem entender uma coisa ou outra, falar isso ou aquilo, mas daí a dizer que falam bem a tal língua, não é verdade.

Ainda que estudemos muito uma língua estrangeira, que moremos fora, demora um bom tempo para o conhecimento se assentar. Aí sim, com muito estudo, prática da língua e, se possível, uma experiência fora do país, é possível dar um salto. No mais, é tudo conversa fiada.

Sabe aquele ditado que diz que "é para inglês ver?". Funciona mais ou menos assim para esse tipo de gente que se gaba. Eles "acham" que falam. Apenas acham e nem se dão conta do ridículo. E, na verdade, nem é para inglês ver, porque eles estão tão voltados para o próprio umbigo que ou você fala a língua deles ou vão lhe dar as costas, porque não têm paciência com o faz-de-conta.

Talvez até devessem ter, mas, em geral, são poucos que têm.

Até!
Rosane
Cambridge, 8 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário