quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E a vida muda

Caro leitor,

Hoje é quarta-feira e fica cada vez mais frio. A previsão é de que hoje à noite a temperatura esteja a seis graus abaixo de zero aqui em Cambridge e a dez graus abaixo de zero no sábado. Ontem fez quatro graus abaixo de zero no começo da noite.

Parte da neve continua no chão, grudada, porque não há sol para derretê-la e é muito perigoso caminhar. Pela manhã perguntei ao carteiro se era difícil para ele trabalhar nesses dias e ele me disse que o problema eram os sapatos escorregadios.

Na hora não me passou perguntar-lhe se os Correios aqui não lhes oferecem sapatos seguros para esse tipo de tempo ruim. Pela aparência dos carteiros aqui, em Cambridge, eles são uma categoria meio sofrida, muito parecidos com os carteiros no Brasil. Lembro-me de que na rua onde eu morei, nos últimos seis anos, em Barão Geraldo, havia uma carteira, a Vera, muito simpática e muito profissional, e um dia ela me disse que não estava agüentando mais.

Aqui estão umas fotos do interior da Faculdade de Educação. Nessa primeira foto você vê o gelo endurecido lá fora. O prédio da Faculdade é novíssimo e muito chique. Eu achava a Faculdade de Educação da Unicamp muito charmosa, mas depois de estar aqui, em Cambridge, não dá mais para pensar da mesma forma. Nossos governantes são mesmo desleixados com o patrimônio público.

Como disse o psiquiatra e professor Jurandir Freire Costa, numa palestra que assisti há uns anos na CPFL, em Campinas, tudo na vida tem a ver com a forma como se olha para as coisas. A mudança de olhar pode mudar também a perspectiva.

Lembro-me de uma pessoa que me disse que tinha terminado o primeiro casamento porque tinha se apaixonado por outra pessoa. E logo eu perguntei: "O casamento não era bom?". A pessoa me disse: "Era ótimo, nós nos dávamos muito bem, mas eu encontrei um melhor". Nunca eu tinha pensado sob essa perspectiva. Achei aquilo lindo e poético.

Eu achava mesmo o prédio da Faculdade de Educação da Unicamp bem legal. Não bonito, mas agradável. Mas a questão é que agora eu encontrei um melhor... Melhor no sentido da estrutura física, é claro, porque em geral os professores aqui são muito frios, como eu já disse, mais frios do que a neve lá fora. Claro que há um tipo de frieza que é por conveniência, com aqueles que não lhes interessam.

Obs.: Vou tirar mais fotos do interior da Faculdade. Essas que tirei ainda não dão a dimensão de como o prédio é bonito e moderno.

Até!
Rosane
Cambridge, 8 de fevereiro de 2012.










Nenhum comentário:

Postar um comentário