sábado, 24 de março de 2012

Goiana, brasileira. Mas que tristeza que dá!


Caro leitor,

Hoje, pela manhã, vi uma notícia que me deixou com um aperto no coração, uma quase melancolia, por conta da corrupção no nosso país. "Nosso", a-p-a-r-e-n-t-e-m-e-n-t-e, porque ele é mais dos sanguessugas do que nosso.

Li que o senhor Demóstenes Torres, aquele mesmo que dá uma de honesto, de combatente da corrupção, em Brasília, e aparece com aquela cara de sério na televisão, está envolvido em alta corrupção, com ligações com o esquema de jogo clandestino, em Goiás. A matéria está na Carta Capital:


Quando eu trabalhava num jornal de Goiânia, lembro-me de ter entrevistado o senhor Demóstenes, que era desembargador. Há vários anos transferi meu voto para Campinas (SP), porque não agüentava mais os políticos de Goiás. Votei no doutor Hélio duas vezes, porque ele parecia ser tão honesto, dizia que iria combater a corrupção!

Lembro-me de que desde pequenina ouvia e via uns coronéis goianos a circular pela minha região. Recordo-me, especialmente, da família Caiado, que tinha fazenda ali nas redondezas, e ouvia umas aberrações sobre eles, sobre a crueldade. O senhor Ronaldo Caiado, médico, aparecia na cidade onde eu morava com minha família, só em época de eleição. As mulheres, sem educação nenhuma, o achavam lindo e nele votavam. Ele desaparecia e só voltava na próxima eleição.

A minha pequena cidade do interior de Goiás continua sem rede de esgoto, porque um prefeito, também médico, desviou a verba. Há inúmeros casos de hanseníase, ou lepra, por lá. Em pleno século 21, o Brasil só perde para a Índia em número de casos de hanseníase, o que gera um problema seriíssimo para o governo, pelo número de afastamentos e aposentadorias por incapacidade dos acometidos pela doença. Sem falar do sofrimento dos doentes, das suas famílias, das seqüelas, porque a hanseníase é uma doença feia, sofrida, e fica caro para o Estado bancar o tratamento. Com redes de água, esgoto, educação da população, a doença poderia ser disseminada do País.

Mas esses políticos famosos não pegam esse tipo de doença. A doença deles é mais sofisticada e se chama corrupção. Ela corre nas suas veias, na sua falta de escrúpulos, na sua falta de respeito pelo bem público. O senhor Demóstenes, senador, usava dinheiro sujo para poder fazer campanha para o governo de Goiás. Quantos Demóstenes há em Goiás desde que nasci? Quantos há antes de eu nascer? Quantos ainda virão? Os cientistas, há alguns anos, felizmente descobriram uma medicação para tratar a hanseníase e evitar a morte das pessoas acometidas. Mas a ciência ainda não inventou um coquetel para matar o vírus da corrupção.

Eu nunca mais voto nos políticos de Goiás. Acho que também não votarei nos políticos de São Paulo. Vou transferir meu voto para Plutão. Mas acho que Plutão não há mais...

Sei lá, estou triste com esse País chamado Brasil. Mas amanhã eu vou gostar de ser brasileira de novo. Essa gente mesquinha não vai matar a minha brasilidade. Eles não gostam do Brasil. Eu gosto. E torço para que um dia nós tenhamos educação suficiente para exterminar essa gente do planeta.

Até!
Rosane.
Cambridge, 24 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário