sábado, 24 de março de 2012

Newton e a falta de "minha" maçã


Caro leitor,

Na quinta-feira tentei visitar, mais uma vez, o Trinity College, onde Isaac Newton se graduou, no século 17, e lecionou. No ano passado, fui até o college várias vezes, mas estava fechado para obras.

Desta vez, quando soube que as portas estariam abertas na quinta-feira, fiquei feliz mas, para minha decepção, eles só permitem ver a capela e o jardim da entrada.

Cada college da Universidade de Cambridge tem suas próprias regras, ao que me parece. Há aqueles em que, mesmo sendo estudantes, pagamos uma taxa mínima para visitá-los, há outros que não cobram nada, mas o Trinity, que na minha opinião é o mais bonito de todos, tem uma certa aura de mistério e de superioridade. Enfim, mesmo assim foi possível pôr os pés no famoso college.

Ano passado visitei a Wren Library, que pertence ao Trinity, e onde há alguns pertences de Newton, como seu cajado, uns fios de cabelo, a cadernetinha onde anotava as despesas como estudante em Cambridge, entre outras coisas. Na verdade, acho que há muito pouco de Newton em Cambridge, que se vangloria de "produzir" prêmios Nobel aos montes.

Newton, em Cambridge, virou nome de pub. Até já pus essa foto no blog, mas vou tentar encontrá-la e pô-la aqui de novo!

Sei que não fui contaminada por nenhum tipo de inspiração newtoniana quando visitei o college. Nem havia maçã por lá... Acho que, se eu for ao pub, provavelmente, sairei de lá bem mais inspirada para escrever a tese. Anda faltando "newton" em Cambridge. A ciência por aqui é fria. É dura. Literalmente.

(Deve haver exceções. É que elas ainda não cruzaram o meu caminho!)

_________________________

O Trinity College é o segundo em número de graduandos, pós-graduandos, professores, entre outros, que vivem por lá. Só perde para o Homerton College, ao qual pertence a Faculdade de Educação, onde estou. Nomes como o de Francis Bacon, Lord Byron, Niels Bohr, Bertrand Russell, Newton, entre outros, estão entre os ex-alunos e professores do college. Mas, como a vida não é perfeita, alguns membros da família real também estudaram lá, como o príncipe Charles... A maior parte dos alunos do Trinity vem da escola privada, o que revela como a Universidade de Cambridge é elitista.

Até!
Rosane.
Cambridge, 24 de março de 2012.











Nenhum comentário:

Postar um comentário