terça-feira, 27 de março de 2012

A veia bucólica do King´s College


Caro leitor,

Aqui estão fotos de mais um college da Universidade de Cambridge, que abriga estudantes de vários cursos e tem, na minha opinião, o prédio mais imponente.

Não precisei pagar para visitá-lo, pois meu cartão azul de estudante de Cambridge me dá o direito de entrar de graça, o que não vale para todos os colleges.

Não visitei a King´s Chapel e voltarei lá num outro dia, para assistir a uma celebração. Aliás, acho que é um coro que eles têm, se não me engano, todos os dias, que é famoso no mundo. A questão é que, quando passamos a visitar vários colleges, de uma certa maneira tudo começa a ficar repetitivo.

Claro que a Europa é charmosa, bastante diferente da geografia do Brasil, e a Inglaterra, ou pelo menos suas cidades mais famosas, atrai a atenção de pessoas em todo o mundo, inclusive de europeus, que ainda vêem aqui como um paraíso, especificamente aqueles vindos de países que estão em crise, como a Espanha. Entretanto, apesar de toda a beleza, de repente parece que tudo começa a ser uma coisa só: um monte de prédios velhos.

Mas há também o novo. Pelas ruas de Londres, por exemplo, tudo o que se vê são obras, especialmente nesse ano de Olimpíadas. Milhões de pessoas virão. Não sou contra fazer turismo. Cada vez mais me convenço de que entrar em contato com outras culturas é uma das experiências mais ricas na vida. O que não entendo é o fascínio, especialmente de brasileiros, mas um fascínio que nega sua origem. Traduzindo: eles, quando vêm para cá, começam a se sentir ingleses, europeus, e negam, até o fim - ou pelo menos tentam -, que são brasileiros.

Para que querer ser inglês? Para que querer ser americano? Tenho visto tantos europeus infelizes, mesmo vivendo na Europa... Por que não aceitar-se como brasileiro? O problema, eu acho, não é a identidade. O problema é a falta dela.

(Nesse momento me lembro do geógrafo Milton Santos, que entrevistei, e do ele que falava sobre a cidadania, de como ainda vai ser longa a caminhada de construção da cidadania entre os brasileiros)

Abaixo, as fotos do King´s College, mais uma escola elitista, para classe média alta, mais um dentro da impressionante coleção de colleges e faculdades de Cambridge. E assim a monarquia segue, rica, com vários políticos que a representam disfarçando que são honestos, e ainda tem um monte de gente, cujo poder aquisitivo está cada vez mais baixo, que ainda se orgulha muito de ser inglês. E tem um monte de turistas que vem para cá e acha que aqui é o paraíso.

(É que tem gente que cresce, mas insiste em acreditar em contos de fada...)

Até!
Rosane.
Cambridge, 27 de março de 2012.































Nenhum comentário:

Postar um comentário